O link building é um conjunto de estratégias que tem como objetivo a construção de uma rede de links que direcione o tráfego de forma orgânica, a uma página específica.
Através desse direcionamento, é possível fortalecer a autoridade do site ou blog em relação aos mecanismos de buscas, como é o caso do Google, o que faz com que ele seja exibido dentro das primeiras posições nas pesquisas feitas.
Os links que direcionam para uma página específica podem ser tanto internos quanto externos, mas o termo link building é visto como uma referência maior aos links externos.
Esse tipo de link é todo aquele que você pode conquistar para uma página do seu site, direcionado por um outro site ou blog, sendo chamado também de backlink.
Os links possuem um importante papel de mostrar para o Google e outros buscadores que um determinado site, no nicho de atuação dele, tem popularidade e é visto como uma autoridade pelo público.
Por isso é que o link building é visto como uma estratégia de extrema importância dentro do marketing digital atualmente.
Quanto maior for a quantidade de links direcionando para aquela página que venha de sites que sejam confiáveis e populares, então maior relevância ela vai ter perante o Google.
O algoritmo desse buscador, aliás, verifica o texto no qual o link está inserido, qual a posição dele na página e vários outros fatores, que ajudarão na indexação do site para o qual o link direcionar e vão definir seu ranqueamento.
O uso de links internos, aqueles presentes em outras páginas do seu site ou blog e que direcionam para páginas específicas, também contam na construção da rede de links visando os mecanismos de buscas.
Além disso, os links internos, dentro da estratégia de link building, do seu site podem direcionar os usuários tanto para outras páginas internas quanto também para outros sites (externos).