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Tudo o que Você Precisa Saber Sobre Link Building

O link building é considerado uma das mais importantes estratégias de otimização de sites para motores de buscas.

Quando você consegue construir uma rede de links que direciona ao seu site, isso ajuda a mostrar para o Google que ele é uma referência e autoridade dentro do seu nicho.

Tudo o que voce precisa saber sobre link building

A técnica de link building deixa claro aos buscadores, de maneira geral, que seu site merece estar presente dentro da primeira página de resultados de qualquer pesquisa feita por usuários.

Por ser essa uma estratégia tão importante, neste artigo nós iremos mostrar tudo a respeito dela, para que você entenda o que é, sua importância e as vantagens de colocá-la em prática.

Vamos lá!

Link Building: Qual é o Significado?

O link building é um conjunto de estratégias que tem como objetivo a construção de uma rede de links que direcione o tráfego de forma orgânica, a uma página específica.

 

Através desse direcionamento, é possível fortalecer a autoridade do site ou blog em relação aos mecanismos de buscas, como é o caso do Google, o que faz com que ele seja exibido dentro das primeiras posições nas pesquisas feitas.

 

Os links que direcionam para uma página específica podem ser tanto internos quanto externos, mas o termo link building é visto como uma referência maior aos links externos.

 

Esse tipo de link é todo aquele que você pode conquistar para uma página do seu site, direcionado por um outro site ou blog, sendo chamado também de backlink.

 

Os links possuem um importante papel de mostrar para o Google e outros buscadores que um determinado site, no nicho de atuação dele, tem popularidade e é visto como uma autoridade pelo público.

 

Por isso é que o link building é visto como uma estratégia de extrema importância dentro do marketing digital atualmente.

 

Quanto maior for a quantidade de links direcionando para aquela página que venha de sites que sejam confiáveis e populares, então maior relevância ela vai ter perante o Google.

 

O algoritmo desse buscador, aliás, verifica o texto no qual o link está inserido, qual a posição dele na página e vários outros fatores, que ajudarão na indexação do site para o qual o link direcionar e vão definir seu ranqueamento.

 

O uso de links internos, aqueles presentes em outras páginas do seu site ou blog e que direcionam para páginas específicas, também contam na construção da rede de links visando os mecanismos de buscas.

 

Além disso, os links internos, dentro da estratégia de link building, do seu site podem direcionar os usuários tanto para outras páginas internas quanto também para outros sites (externos).

Qual o significado de link building

Qual a Importância do Link Building?

O link building é uma estratégia que faz toda a diferença para o site ou blog de uma empresa quando ela é executada da forma certa.

Isso porque garante que aquelas páginas estarão entre as primeiras posições de resultados quando um usuário faz uma pesquisa no Google, o que ajudará a aumentar cliques e conversões.

Para ficar mais clara a importância do uso da estratégia de link building, veja quais os principais benefícios dela:

 

  • Traz melhorias para a autoridade do domínio
  • Aumenta o ranqueamento das palavras-chave estratégicas
  • Aumenta a performance orgânica de um site
  • Contribui para um aumento na conversão de leads

Potencializa o tráfego ao site com uma maior atração de visitantes

Como Fazer a Estratégia de Link Building?

Entender como fazer essa estratégia de link building é imprescindível para quem quer alcançar os bons resultados que se espera com seu uso.

 

A primeira coisa a ser feita para aplicar o link building é realizar uma pesquisa usando palavras-chave que sejam relevantes para seu negócio e quais deles possuem um potencial maior de geração de novas oportunidades.

 

Depois disso, você precisa fazer uma análise sobre qual é a página do seu site que realmente é ideal para ser bem posicionada com o uso desse termo.

A partir daí, você deve buscar o direcionamento de links externos para essa página e que ajudem a colocar o seu domínio como autoridade em seu nicho de atuação, essencial dentro de uma boa estratégia de link building.

 

Para isso, você precisa selecionar quais são os blogs, sites e portais nos quais deseja fazer a criação desses links de direcionamento para suas páginas.

 

Existem algumas ferramentas online, atualmente, que permitem a você encontrar aqueles sites ou blogs que sejam mais similares ao seu, portanto, que tenham um público que possa se interessar pelas suas páginas.

 

As buscas feitas em sites que sejam especializados na mesma área de atuação que da sua empresa e ainda pedir referências a outros profissionais para o seu segmento são ótimas formas de encontrar os locais certos.

Ter Cuidado com a Escolha Trará Melhores Resultados

A pesquisa e a análise bem feitas vão garantir que você possa encontrar opções na internet que ajudem a aumentar o impacto que os links externos terão para o seu site perante o Google e outros buscadores.

 

Você precisa entender também se o público que acessa aquele site que irá fazer uso do link para a sua página realmente tem interesse em comum com seu negócio.

 

Do contrário, o direcionamento não levará a resultados reais e efetivos, que é o que você não deseja após planejar e preparar tanto a estratégia de link building.

Uma outra dica é que você avalie qual é a quantidade de links que sai daquele site com o qual deseja fazer parceria no link building e a quantidade de links que apontam para ele.

 

A partir daí, você vai poder saber se os usuários ou visitantes daquele site realmente tendem a interagir com o conteúdo e se vale a pena colocar links para suas páginas dentro dele.

 

Quando tudo isso for pensado, é hora então de entrar em contato direto com os administradores dos sites escolhidos para oferecer conteúdos de qualidade em troca de links de direcionamento para a sua página com link building.

Como melhorar o link building

Como Melhorar o Link Building: Exemplos de Etapas Dessa Estratégia

Para que você possa saber exatamente como melhorar o link building e ter ótimos resultados para o seu site, nada mais essencial do que conhecer as etapas práticas dessa estratégia.

Nos tópicos a seguir, iremos mostrar algumas das melhores formas de conseguir links de direcionamento para as páginas do seu site e promover um aumento das posições de ranqueamento delas.

Produzindo Conteúdo de Qualidade

A forma mais eficaz de você conseguir que um determinado site use um link de direcionamento para a sua página é oferecendo a ele conteúdo, um passo essencial na criação de uma boa estratégia de link building.

 

Para que o administrador do site ou blog aceite a parceria, você deve buscar criar um conteúdo que seja original, de alta qualidade e relevância ao público que irá ler naquela página.

 

Muitas pessoas que fazem a estratégia de link building não atentam-se a como um bom conteúdo pode aumentar os cliques e o direcionamento dos usuários para o seu site, e então tentam passar qualquer texto para o site parceiro.

Uma dica é que você use um conteúdo que já publicou em seu site e que teve sucesso para tentar conquistar alguns direcionamentos quando publicado no site ou blog parceiro, perante aquele público específico.

 

Além disso, se você quer ter a certeza de que criará um conteúdo realmente poderoso e que traga bons retornos, analisar os sites/blogs que estão atualmente nas primeiras posições das buscas do Google é uma ótima dica.

Faça Guest Post

A troca de guest post é mais uma opção incrível para quem quer desenvolver uma ótima estratégia de link building.

 

O guest post permite que tanto você escreva uma publicação no blog de um parceiro, quanto também traga esse autor convidado para publicar um conteúdo em seu blog.

 

A partir daí, os dois lados poderão colocar links que direcionem para suas páginas, o que ajudará na construção de uma boa rede de link building para os dois lados.

 

Os dois sites ou blogs beneficiam-se muito do link building e é por conta disso que ela cada vez mais faz sucesso, pois ajuda a aumentar o tráfego de maneira orgânica e facilitada.

 

Lembre-se sempre de escolher apenas blogs parceiros que sejam de qualidade, já que receber um back link de sites sem qualidade e relevância pode acabar afetando a sua estratégia perante o Google.

Parcerias com Blogueiros ou Influenciadores do seu Nicho

Por último, não há como negar hoje a força que blogueiros e influenciadores possuem no mercado, por isso que usá-los em parcerias ajuda bastante na estratégia de link building.

 

Quando você consegue, principalmente, que um blogueiro do seu nicho divulgue o seu link, seja para um produto, serviço ou mesmo conteúdo do seu site, as chances de conseguir um aumento no tráfego são enormes.

 

Essas pessoas possuem um enorme poder de influência sobre milhares de seguidores e podem conseguir fazê-los conhecer seu site e gerar conversões de maneira eficaz por meio da estratégia de link building.

Link Building Vale a Pena?

Como você viu, a estratégia de link building é uma das principais quando o assunto é otimização SEO, por isso deve-se conhece-la ao máximo para conseguir colocá-la em prática.

Neste texto, você conheceu a respeito dessa estratégia e da sua importância, como ela funciona e ainda exemplos de como fazer na prática uma troca de links que trará resultados reais e positivos.

Gostou do artigo de hoje sobre tudo o que você precisa saber a respeito de link building?